top of page

Na sociedade atual, as TIC são uma ferramenta que está incluída no quotidiano dos indivíduos.  É um processo muito presente nas escolas, nas universidades, em casa, no trabalho, etc. e são utilizadas por todos os cantos do mundo.

Para a informação ser transmitida para vários locais, num curto intervalo de tempo temos, por exemplo: o telejornal, no qual o uso da informação nos permite conhecer certos acontecimentos que poderiam demorar semanas ou até meses a chegar até nós. No âmbito deste pressuposto, podemos referir o visionamento dos vídeos:  "The Machine is Us" e " Saramago em Janela da Alma".

O vídeo "The Machine Is Us" tem como objetivo principal demonstrar o relevo do funcionamento da Web e dos novos media  e a forma como estes atuam e transformam o meio.

As máquinas precisam dos seres humanos para funcionarem e os seres humanos precisam das máquinas para se reconhecerem. "The Machine is Us" apresenta uma questão fulcral: "Serão os humanos a controlar a máquina ou a máquina a controlar os seres humanos?".  Michael Wesch, professor de antropologia de Kansas State University, demonstra a ideia da existência de um ciclo interminável. O Homem, ao inserir links, fotos, músicas, etc., ou seja, novas fontes de informação, leva a que o computador acrescente este novo conhecimento ao anterior, contribuindo para a evolução do sistema.

Depois de apresentada esta ideia, chegamos à conclusão de que somos nós que alimentamos a máquina. Neste processo, a evolução referenciada é muito útil, quer para nós enquanto indivíduos, quer para a nossa sociedade, ocorrendo uma co-dependência entre a máquina e o ser humano. Durante a nossa vida somos influenciados no modo como vivemos nas nossas casas e,como vivemos na sociedade atual.

O vídeo "Saramago em Janela da Alma", de João Jardim e co-dirigido por Walter Carvalho, é constituído por 19 depoimentos de pessoas, estando presente entre essas, José Saramago. O autor fala do conceito de cegueira na sociedade consumista e capitalista e refere também que estamos a vivenciar a "era do audiovisual".  Este conceito pode ser exemplificado através do seguinte:  grande parte dos indivíduos tem a possibilidade de ter centenas de canais à escolha na sua televisão, recebendo vários estímulos, através de imagens que substituem a realidade.

O Homem tem, portanto, uma infinidade de ferramentas  que lhe permitem adquirir conhecimento, mas não o consegue processar, por isso, utiliza principalmente a sensibilidade.

Nesta sociedade em constante evolução temos oportunidade de adquirir um conhecimento ilimitado e interespacial através de dispositivos tecnológicos. Estes dispositivos, por sua vez, são nos úteis e facilitam a nossa vivência no dia-a-dia. No entanto, para que isto seja possível é também necessária a contribuição do ser humano.

 EPIC 2014: Machine is US vs Janela da Alma

© 2017 por APPICE. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page